Mídias

Atualmente já estamos numa geração de videogames que exponencialmente evoluiu com o passar dos anos. Crianças na faixa de 10 a 12 anos talvez nem tenham um dia jogado com cartuchos. E, do CD surgido nos anos 90, como mídia de videogames (um exemplo: SEGA-CD), passamos para o DVD e recentemente para o blu-ray e a distribuição digital.
Hoje, já nos encontramos na sexta geração dos tão disputados videogames. Confira abaixo as mídias mais utilizadas nos consoles hoje em dia. Faça a sua escolha e bom divertimento!

Cartuchos Games

Cartuchos de NES
Os cartuchos ou “fitas” foram, durante anos, a principal forma de distribuição de software para videogames domésticos, até serem substituídos posteriormente por CD-ROM, DVD-ROM até chegar ao blu-ray e a distribuição digital de conteúdo. 
Sendo um meio de armazenamento utilizado para guardar os dados referentes a um jogo de videogame (imagens, sons, vídeos etc.), os cartuchos enviam essas informações que são lidas pelo console que contém o processador que executa o software do jogo.

Evitando a Pirataria

Por serem difíceis de piratear, a Nintendo apostou em cartuchos para consoles até o Nintendo 64. O Game Cube, seu sucessor, utiliza uma espécie de mini DVD chamado Nintendo Optical Disc, igualmente difícil de copiar.
Portátil é prova de pirataria
E ainda nos seus portáteis, o Game Boy Advanced e o DS, os cartuchos possuem uma cobertura de plástico e a placa interna contendo seus chips de memória.

Os Games produzidos em CD’s

Os CD’s trouxeram uma pequena revolução no mundo atrativo dos games. Muitos jogos para computadores e consoles tinham entre 2 e 30 megabytes. O CD-ROM oferecia 650! Com tanto espaço disponível, muitos criadores de jogos passaram a utilizar vídeos e música digital. O Dragon’s Lair foi um dos primeiros games a usar esta mídia, transformando o popular desenho animado de Don Bluth em uma pequena obra interativa.
Tendo em vista que virtualmente todos os jogos, com exceção dos portáteis, adotaram o disco ótico (CD) como padrão, seria difícil imaginar como estariam os games atualmente sem eles. As duas tecnologias de armazenamento usadas nos videogames hoje em dia são os CDs e os cartuchos, com base em memória ROM.
Um console inovador mas pouco valorizado foi o Ps3 e seus jogos
Os sistemas atuais também oferecem um tipo de cartão de memórias flash para armazenar jogos salvos. Sistemas novos como o PS2 têm unidades em DVD.

DVD’s – Uma nova tecnologia

DVD é uma tecnologia que compete com o blu-ray
Com uma capacidade inicial de 4,7 GB, essa inovação tecnológica veio desbancar os CD’s com os seus 800 Megabytes (capacidade máxima). Os jogos ganharam uma grandeza sem precedentes, com animações e CGs dignos de superproduções, amparados pelas capacidades de processamento e armazenamento das novas plataformas.

Os Megadrives ainda possuem seu lugar no mercado dos games

Console que é disputado ainda hoje por gamers
Esses sistemas ainda possuem uma grande aceitação no mercado. O Genesis (chamado por aqui de Megadrive) conseguiu chamar a atenção do público quando foi lançado. Os únicos consoles disponíveis no Brasil eram o Master System e o NES. Como a qualidade dos jogos no Megadrive era muito superior à desses consoles, as vendas dispararam. A empresa TEC TOY, representante do SEGA no Brasil, disponibiliza vários tipos de games para esse tipo de mídia.

Blu-ray: A tecnologia mais recente do mercado

Exemplo de jogo em blu-ray
Considerado o sucessor do DVD, seu formato foi desenvolvido para permitir gravação, regravação e reprodução de vídeos em alta definição (HD). Sua capacidade de armazenamento é cinco vezes maior que a dos DVDs tradicionais.
Permite armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. O blu-ray exige uma TV FULL HD LCD, Plasma ou LEDpara explorar todo o seu potencial. Com o PS3, o jogo é apenas o início de uma infinidade de recursos que permitem ao usuário desfrutar da última geração de entretenimento interativo, como o acesso a filmes e jogos em alta definição, às redes sociais, passando pelo sistema de músicas, vídeos e fotos.

Como escolher o VIDEOGAME ideal para você?

O Jogador Casual

Color foi um ótimo portátil
São usuários que só jogam de vez em quando ou por curtos períodos de tempo. A melhor opção para eles são os consoles portáteis, como o Nintendo DS, entre outros. Esses consoles permitem que se jogue em qualquer lugar, a qualquer hora.

Os Jogadores Médios

Console mais fabricado da história
Usuários que jogam no seu dia-a-dia de forma regular. O ideal para esses jogadores é um console que ofereça um bom equilíbrio entre desafio, qualidade e quantidade de jogos. O Playstation 2, que reproduz DVD’s de filmes, é o console que mais jogos oferece.

Os Jogadores Hardcore

Console inaugurou a 7º geração
São aficionados pelos jogos e não se importam em gastar mais dinheiro na aquisição de novos games e equipamentos. O Xbox 360 é a melhor opção para estes jogadores. Além de contar com o melhor serviço online, roda MP3 e permite que se conectem iPods. Existem no mercado outros modelos bastante eficientes com diversos recursos fantásticos.
O mercado dos videogames atualmente vem superando estatísticas de outros segmentos de entretenimento.  Com suas tecnologias avançadas e sempre aprimoradas, os videogames possuem modelos para todos os gostos, públicos e por vários preços.