Olá , hoje começaremos a divulgar e apresentar os mais diversos consoles já criados desde a década de 70 .
Magnavox Odissey 100(o mais antigo console do mundo)Lançado no outono de 1972, o Magnavox Odyssey (também conhecido por Odyssey 100) foi fruto do protótipo Brown Box de Ralph Baer, que o vendeu para a Magnavox. Esse foi o primeiro vídeo game doméstico de todos os tempos e marcou o início de toda uma história que todos vivem até hoje.
Como o primeiro console doméstico de todos os tempos, o Odyssey trouxe para o conforto das salas de estar a diversão que antes só era jogada por nerds cientistas de grandes laboratórios. O console vinha com 12 jogos divertidos o suficiente para a época, sendo a maioria deles de esportes. O console vinha com duas entradas para controles, um entrada para “cartucho” e uma entrada especial para periféricos, em especial a light gun Shooting Gallery .
A Shooting Gallery foi a primeira light gun a ser comercializada de todos os tempos. Apesar da novidade, a falta de jogos aliada a pouca capacidade gráfica e incapacidade do Odyssey de marcar e armazenar os scores, fez com que a Shooting Gallery fosse um acessório dispensável – resultado: vendeu só 20,000 unidades.
Apesar do pioneirismo, o Odyssey apresentava muitas falhas até mesmo para a época. O console tinha uma ineficiência incrível em reproduzir sons considerados simples. A incapacidade de processamento dos polígonos fez com que os jogos não tivessem cenários – para corrigir tal problema, os jogos vinham acompanhados de uma espécie de papel filme que podia ser colocado nas telas das TVs para simular algum cenário ou para dar cores aos jogos. O Odyssey também pecava por só funcionar nos aparelhos de TV da Magnavox. Essa limitação associada as fraquíssimas investidas publicitárias e de marketing do console fizeram com que o primeiro vídeo game de todos os tempos só vendesse algo em torno de 300.000 unidades.Mas ainda sim , tratado como lenda para jogadores fanáticos e historiadores , que dividem seguramente o video-game em antes e depois do Magnavox Odissey 100 .
Como se não bastasse, Ralph Baer ainda se envolveu em inúmeros processos judiciais de infrigimento de patente de Nohan Bushnell e a acusação da Nintendo de que Tennis for Two de William Higinbotham foi o primeiro game de todos os tempos, e não o Spacewar! de Baer. Baer contornou o primeiro deles copiando de forma descarada o grande sucesso de Bushnell, PONG, para as versões seguintes do Odyssey, numa tentativa frustrante de dar sobrevida ao console. O segundo caso a Nintendo perdeu, pois o Tennis for Two não utilizava sinais de vídeo, logo não os manipulava, e portanto não poderia ser considerado como um vídeo game.
Ruindades e controvérsias a parte, o Odyssey contou com 28 jogos ao todo, 300.000 unidades vendidas e algum dinheiro aos bolsos da Magnavox e de Ralph Baer. O console ganhou inúmeras outras versões até 1977, quando foi lançado o último Odyssey, conhecido por Odyssey 2100. Apesar de ter sido o primeiro vídeo game doméstico de todos os tempos, o Odyssey não empolgou tanto quanto deveria. Esse trabalho ficou para o Home PONG da Atari. Mas isso é assunto para um outro post.
Fonte:www.videogamebrasil.com
Here we go !
Onlive
O OnOlive, aquele sistema/serviço que renderiza jogos da atual geração nas nuvens, de maneira nenhuma é perfeito. Dito isto, devo dizer que estou chocado como ele funciona tão bem.
Eu acho que há duas principais preocupações passando pelas cabeças de todos que tenham ouvido sobre este troço: 1) a latência entre os seus controles e a ação operada na tela e; 2) qualidade da imagem. Apesar deste sistema ainda estar na fase pré-beta e estes dois aspectos estarem inferiores em relação à experiência possível com um console ou PC caseiro, eu ainda acho que o OnLive será de boa serventia para o gamer que não quiser desembolsar uma nota preta para comprar o hardware mais recente.
Eu joguei Bioshock usando a montagem no PC, o que envolvia um laptop Dell de aparência normal e um controle da Logitech. O jogo estava rodando a 80km de distância em um servidor em Santa Clara, EUA, e os tempos de load eram basicamente os mesmos em relação ao jogo no seu próprio PC.
Quando eu comecei a jogar eu notei um pequeno lag entre o controle e a tela. Só o suficiente para não dar aquela sensação de naturalidade, mas nada próximo de realmente depreciar a jogabilidade. Alguns ambientes (especialmente internos) eram mais responsivos que outros a ponto de você mal notar qualquer latência. Definitivamente não serve para os jogos bem mais competitivos, mas para o cara que são;o quer jogar por algumas horas no fim de semana, está ótimo.
Quanto à imagem, há compressão e artifacting bastante notáveis rolando. Quando efeitos de foto e água dominavam a tela no Bioshock, você praticamente via quadrados em tudo quanto é lugar. O OnLive não faz rodeios sobre isso: eles dizem que são ossos do ofício, mas eles esperam que a qualidade fique melhor com o tempo conforme eles vão fazendo ajustes. Alguns dos ambientes e texturas internas se pareciam bastante com o que roda no seu próprio console, com algumas pequenas quedas na nitidez e claridade. Os screenshots abaixo não contam a história toda, mas dão uma ideia básica do que se deve esperar.
Here we go !
Supaboy o SNES portatil
Ei você gamer, você nunca sonhou em jogar os clássicos da sua infância em qualquer lugar que você quiser?
Bem ao menos parte desse sonho foi realizado, apresento a você(s) o Supaboy ( mas que nomezinho estranho ),Com: Uma tela de LCD de 3,5 polegadas, uma bateria com cinco horas de duração, pesa +ou- 318 gramas e também serve como console (\o/ OMG),serio é só você conectar os controles e o cabo AV e você tem um mini super Nintendo. Agora a noticia ruim é que o lançamento esta previsto só para os EUA (T-T), bem, mas nada que uma importação não resolva correto (?).
Domésticos
- Magnavox Odissey 100 (1972 – 1973)
- Pong (1975)
- Telejogo (1977)
- Coleco Telstar (1977)
- Fairchild Channel F (1976 – 1977)
- Atari 2600 (1977 – 1989)
- Magnavox Odissey 2 (1978 – 1984)
- Intellvision (1980 – 1984)
- Colecovision (1982 – 1984)
- Atari 5200 (1982 – 1984)
- Intelvision 2 (1983)
- SG-1000 (1983)
- Nintendo Entertaiment System (1983 – 2003)
- Sega Master System (1986 – 1991)
- Atari 7800 (1986 – 1991)
- Turbo Grafx 16 (1987 – 1996)
- Action Max (1987 – 1989)
- Sega MegaDrive (1988 – 2002)
- NeoGeo (1989 – 2004)
- Super Nintendo Entertaiment System (1990 – 2003)
- 3DO (1993 – 1995)
- Atari Jaguar (1993 – 1996)
- Sega Saturn (1994 – 1999)
- Playstation (1994 – 2006)
- Nintendo 64 (1996 – 2001)
- Sega Dreamcast (1998 – 2002)
- Playstation (2000 – Atual)
- Nintendo GameCube (2001 – 2007)
- Xbox (2001 – 2006)
- Xbox 360 (2005 – Atual)
- Playtation 3 (2006 – Atual)
- Wii (2006 – Atual)
- Zeebo (2009 – Atual)
- Onlive (2009 – Atual)