Gráficos


Hoje eu vim falar de algo bem interessante e relativamente importante na industria gamística, os gráficos nos jogos. 
Bom, não vou começar la pelos primórdios dos jogos tipo space invaders ou até mesmo pog, mas pela era de ouro dos games, mais exatamente os anos 80/90 ali onde o Nes era rei e a nintendo lucrava horrores... igual hoje. 


imagem
Jogo "Space Invaders" 


Na década de 80 nos jogávamos jogos extremamente difíceis e na sua maioria não conseguíamos chegar ao fim desses malditos jogos, a visão das empresas naquela época era de que jogo bom era jogo difícil, e tínhamos que concordar pois naquela época os videogames não eram vistos com tanta importância assim aos olhos da sociedade como são hoje, pelo menos para os americanos. Mas da geração Atari até a geração NES os gráficos mudaram absurdamente pois agora conseguíamos distinguir os rostos dos personagens e coisas como olhos e boca já estavam bem destacados graças aos processadores 8-bit. Veja conparação abaixo :
Super Nintendo praticamente contagiou e inovou gerações antigas de jogos


Jogos do Atari 2600 tinha gráficos inovadores para a época
Com a entrada nos anos 90 duas gigantes travaram uma briga boa, SEGA e Nintendo com seus respectivos consoles se esforçavam ao máximo para vender seus jogos e consoles produzindo assim jogos mais e mais bonitos e já ensaiando um possível gráfico 3D, Star fox é um bom exemplo, quando joguei a primeira vez me senti no futuro! No game a movimentação era magnífica (para a época) sempre tentei voltar a nave pra trás mas nunca consegui, bom nem tudo é perfeito. 
Aventura de Star Fox
O PC que ainda não era considerado por muitos uma plataforma para jogos começando a aparecer mais e mais e com a evolução do hardwere , principalmente as placas de vídeo, o PC ganhou força e jogos como Wolfenstein 3D apareceram para o delírio dos gamers com uma visão 3d das fases e movimentação em 360°. Logo a engine gráfica Criada por John Carmack ganhou o mundo e vários jogos que surgiram a partir de 1992 usaram essa engine tornando ainda mais competitiva essa industria. 
Nesses 17 anos os gráficos 3d evoluíram drasticamente, passando por Quake que também foi criado pelo gênio Carmack  e seu amigo John Romero que teve uma importância tremenda devido a Quake engine usada em vários jogos a partir de 1996. 
Surge então a Unreal Engine, a engine gráfica criada pela Epic games é uma engine gráfica mais usada até hoje, pra você ter ideia jogos como Deus ,Ex America's,Army Lineage II ,Tom Clancy's ,Splinter Cell ,Gears of War 1 e 2 e muitos outros. 
Gears Of War é classificado como um dos 100 melhores jogos do mundo
Não existe so a unreal engine no mercado, pois muitos jogos são feitos com um motor gráfico específico e as vezes melhor que a Unreal. 
Um bom exemplo é a Cryengine do jogo Crysis que a cada dia chega mais perto de simular perfeitamente a realidade 

imagem


Com tenta evolução gráfica as vezes a produtora do game esquece que o importante é o conteúdo como um todo e não só um jogo bonitinho, esquecem que fatores como: jogabilidade, som, história são essenciais para se produzir um bom game. Quando jogamos clássicos como super Mario bros. Até hoje é porque o jogo é divertido, não nos importa os gráficos mas sim o fator diversão que esta muitas vezes sendo deixado de lado.